sábado, 7 de maio de 2011

MAUS TRATOS: DENUNCIE!


Maltratar animal é crime!
             
             Muitos não sabem, mas podemos tomar uma atitude que pode diminuir os casos de violência com animais: DENUNCIANDO! Isso gente, vamos tomar essa atitude para ajudar tantos bichinhos que sofrem com maus tratos. Por muitas vezes presenciamos violência com cães, gatos, cavalos e muitos outros animais na rua e ficamos sem saber como agir. A primeira reação é de indignação, já discuti muito ao presenciar isso e ficava sem saber onde denunciar.
                Agora sei o que fazer quando presenciar um fato novo – não que eu queira, gostaria muito que não houvesse – e não ficar apenas indignada. Segue abaixo dois links pra vocês também se informarem melhor a respeito das leis:


             O primeiro passo para uma denúncia é a investigação, colha materiais que possam servir como provas na hora de denunciar. Procure uma delegacia mais próxima e faça um Boletim de Ocorrência (BO), citando o artigo 32: "Praticar ato de abuso e maus-tratos à animais domésticos ou domesticados, silvestres, nativos ou exóticos ", da Lei Federal de Crimes Ambientais 9.605/98. Caso o delegado recuse, cite o artigo 319 do Código Penal, que prevê crime de prevaricação: receber notícia de crime e recusar-se a cumpri-la. Se por acaso você perceber que está demorando muito ou que está havendo omissão no caso, procure diretamente o Ministério Público Estadual e faça uma carta registrada, detalhando a situação que o animal encontra-se, o Distrito policial e o nome do delegado que atendeu você. Nesse caso, não há necessidade de advogado – fique tranqüilo, você não irá gastar grana nenhuma com advogado rsrsrs -, você pode enviar a carta por fax ou ir pessoalmente ao MP. Procure o MP do seu estado acessando: www.redegoverno.gov.br
                
            Dá trabalho? Não gente, sei que o dia-a-dia de todo mundo está mega lotado de atividades. Mas se não reservarmos um tempinho para cuidar dos bichinhos que amamos e são inocentes neste mundo, esse cenário não irá mudar nunca. Portanto, já sabem: DENUNCIAR! Pois o nosso silêncio é tudo o que um criminoso necessita para continuar maltratando esses seres indefesos.
                
             Vamos à luta contra os maus tratos a animais? Conto com vocês!

(Imagem do Google)

(Imagem do Google) DENUNCIE!

(Imagem do Google)

Campanha do Governo Federal

(Imagem do Google)

             Eu confesso que estou com o coração partido encerrando esta matéria. Não tive coragem de postar imagens de maus tratos que vi no site de pesquisas Google. Não podemos ficar parados! Vamos denunciar!



Um comentário:

  1. Olá!
    Adorei o seu blog e quero seguir...
    Só que não consigo.
    Poderia visitar o meu blog?
    sou-contra-maldade-com-animais.blogspot.com

    ResponderExcluir