terça-feira, 19 de abril de 2011

CARRAPATOS - TEM CERTEZA QUE O SEU CÃO NÃO TEM?

Chico  -  Foto enviada por Izabel.

               Uma leitora do nosso blog, a Izabel, nos enviou um email falando sobre o seu cão adotivo, o Chico. Ela disse que o encontrou na rua muito debilitado, com sarnas e magrinho demais, hoje é forte e saudável. Ops! Saudável até o momento em que ela não havia percebido que algo de errado estava acontecendo com o Chico.
                Izabel nos contou que enquanto passeava com o cãozinho, de repente, ele começava a latir forte como se estivesse sentindo uma dor. Ela achava que poderia ser algo da idade, pois ele já tem 10 anos. Impaciente com a situação, ela resolveu observar mais o animal e acabou encontrando um foco de carrapatos no cachorro como nunca tinha visto, algo realmente impressionante. Assustada, levou o animal ao veterinário e ele prescreveu um medicamento para banho na intenção de matar e expelir os carrapatos, também prescreveu medicação para tratamento da anemia que havia o atingido, já que o carrapato se alimenta do sangue do animal. Por sorte, ainda teve tempo e o Chico se recuperou. Mas carrapato pode matar sim o seu cão, devido ao grande número de doenças e infecções que o mesmo causa. Por isso, a melhor forma é a prevenção.

                Muitas vezes, pela falta de tempo no nosso dia-a-dia, deixamos de lado nossos animais que nos comprometemos a cuidar em determinado momento, deixando de observarmos se há algo de errado. Não é só alimentá-los, temos que dar atenção para que não chegue ao ponto de um animal ter de sofrer para daí começarmos a cuidar novamente, disse Izabel no email. Ela aprendeu que não custa nada estar atenta à saúde do animal, evitando assim, que o cãozinho sofra por uma desatenção nossa.
                
                Preste mais atenção no seu pet!



Nenhum comentário:

Postar um comentário